segunda-feira, 10 de agosto de 2009

BENEDITO MOREIRA

Personalidades


BENEDICTO MOREIRA
REPRESENTANTE DO PASSADO MUSICAL DO VALE DO PARAÍBA
Antonio Alexandre Bispo

(Excerto)



Faleceu, no dia 5 de maio de 1990, no Guarujá, São Paulo, o professor de música Benedicto Moreira (foto à esquerda), nascido em Cunha a 26 de setembro de 1908. Filho do último grande mestre-capela da cidade de Cunha, Horácio Moreira Querido (1856-1930), Benedicto Moreira cresceu em família de musicistas e cantores, tendo vivenciado os últimos anos de secular prática sacro-musical da sua cidade natal. Tornou-se assim profundo conhecedor de obras do repertório cultivado no Vale do Paraíba durante o século XIX.

Durante toda a sua vida guardou a lembrança do alto nível alcançado pela música nas igrejas de Cunha e a tristeza da decadência cultural causada por medidas inapropriadas do clero. Transferindo-se para São Paulo, formou-se no Conservatório Paulista de Canto Orfeônico e lecionou em vários conservatórios. Alcançou renome como professor de violão, tendo deixado métodos, transcrições e composições manuscritas e impressas.

Horácio Moreira Querido, 1856-1930 (Acervo A.A.Bispo/ISMPS)
Dava, como professor, particular atenção á prática da leitura cantada à primeira vista. Chegou a dominar o idioma alemão para estudar a literatura específica, sobretudo relativa a J.S.Bach. Colaborou decisivamente para a formação do Coro e Orquestra de Música Sacra Paulista e do Centro de Pesquisas Histórico-Musicais (1972-1974), tendo realizado com o editor desta publicação várias viagens de pesquisas pelo Vale do Paraíba. Algumas obras do repertório de sua família foram executadas por esse coro em São Paulo, assim como durante o Simpósio Internacional "Música Sacra e Cultura Brasileira" (1981), em São Luís do Paraitinga. Deu um "Depoimento" relativo ao desenvolvimento da música sacra no interior de São Paulo no século XX, publicado pela organização pontifícia de música sacra (CIMS) em Roma (Collectanea Musicae Sacrae Brasiliensis, Musices Aptatio, 1981).

Benedicto Moreira jamais perdeu entusiástica esperança na recuperação futura do alto nível da prática musical nas igrejas brasileiras. Foi um exemplo de músico e professor enraizado na cultura tradicional brasileira, consciente dos valores próprios mas aberto à observação das correntes internacionais, modesto nas ambições mas perseverante nos critérios. Um dos representantes das antigas famílias de músicos do Brasil, reponsáveis pela formação e manutenção do patrimônio artístico do país, um modêlo dos muitos músicos e estudiosos hoje esquecidos (...).

Um comentário:

  1. Alguém da família Querido tem qualquer informação sobre a Lélia Moreira, filha do falecido Sr. Benedicto Moreira. Tenho uma conhecida que estudou violão com o Sr. Benedicto e gostaría muito de ter o contato da filha dele.
    Att, Natália

    ResponderExcluir